quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Conhecendo uma experiência

atv5_Maria de Arruda Macedo
– CONHECENDO UMA EXPERIENCIA
25/11/2009
Autor e Co-autor(es)
Juliana Ferreira Motta Borchio
PORCIUNCULA - RJ
I.E. ELIANA D. DA SILVA BREIJAO
Estrutura Curricular:Geografia
Tema:Ambientalismo: pensar e agir
Modalidade / Nível de Ensino:Ensino Fundamental Final

Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
O aluno deverá ser capaz de associar o crescimento urbano e econômico ao aumento do consumo e ao impacto sócio-ambiental causado pela produção do lixo.
• Identificar o problema da produção de resíduo sólido (lixo) doméstico e coletivo;
• Entender importância da destinação adequada do resíduo sólido (lixo);
• Propor soluções possíveis para problemas dos resíduos sólidos (lixo) locais, regionais e nacionais.
Duração das atividades
6 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Não há necessidade de conhecimentos prévios para esta aula.
Estratégias e recursos da aula
Aula 01 - Problematização
Conversa com os alunos para saber sua percepção sobre o que é lixo, o que é desperdiçado, o que pode ser reutilizado.
Apresentação do documentário – VIDAS NO LIXO - do diretor Alexandre Stockler, disponível no site http://www.portacurtas.com.br/curtanaescola/Filme.asp?Cod=8767,no LIED .Este documentário mostra crianças e adolescentes que vivem no lixo. O documentário é bem interessante e dramático, retrata a realidade das grandes cidades, e a diferenças das classes sociais num país de grandes desigualdades sociais.
Aula 02 - Levantamento de dados
Dividir a turma em grupos para a realização das atividades a seguir.
Debate oral com exposição dos assuntos apresentados no documentário.
Qual mensagem o vídeo transmite?
Amplie o debate do documentário para a situação do lixo no cotidiano dos alunos.

Aula 03 - Apresentação de dados
• Introduza o texto A Nova Face do Lixo (Revista Horizonte Geográfico) que traz informações sobre a reutilização do lixo proveniente de coletas.
• Pergunte qual é o destino dos resíduos (lixo) de casa. Eles podem ser coletados e transformados em novos produtos?
• Deixe cinco minutos para cada um pensar que atitudes individuais que cada aluno pode ter para reduzir a quantidade de lixo que produz, e para estimular a coleta do que pode ser reaproveitado e transformado.
Aula 04 - Produção de texto
Produção de textos com as idéias destacadas e debatidas oralmente, baseado no documentário e debate.
Aula 05 e 06 – Conclusão e apresentação
• As idéias serão brevemente discutidas e impressas em fichas coloridas, que poderão ser espalhadas pela sala de aula ou até mesmo pelas áreas de maior passagem de alunos pela escola, para “lembrá -los” sobre o tema que refletiram.
• Montagem de uma peça teatral sobre o assunto, utilizando materi ais reciclados baseado no texto produzido.
Recursos Complementares
Os alunos serão encaminhados ao Laboratório de Informática Educativa para assistirem e pariticiparem da animação sugerida para enriquecimento do conteúdo.
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/19146/jogodareciclagem.swf
Avaliação
Sugiro para a avaliação, que sejam montados painéis pelos alunos com os resultados encontrados nas pesquisas. Podem também fazer parte desse mural, fotos e embalagens mais significativas no contexto do projeto. Verificação da participação qualificada nos debates, análise da produção textual e apresentação da peça teatral
Caro Professor (a) caso deseje se aprofundar mais no assunto para preparação de sua aula, sugiro a visita ao site, que possui um excelente material sobre a questão dos resíduos sólidos.
AVALIAÇÃO DA AULA.
A professora foi bastante versátil ao abordar o tema ambientalismo: pensar e agir.
Na conversa inicial com a turma teve o cuidado de aproveitar “o saber do aluno”.
Nas aulas subsequentes utilizou tecnologias diferenciadas e o mais importante: o aluno teve oportunidade de ampliar o ssssseu saber e ainda produzir texto para publicação.
Maria Arruda

Nenhum comentário:

Postar um comentário